É #FAKE que vídeo de ruas e prédios deteriorados foi gravado em Salvador; filmagem ocorreu em Havana, capital de Cuba
18/08/2025
(Foto: Reprodução) Vídeo não é de Salvador, mas sim de Havana
g1
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra ruas e prédios completamente degradados; segundo a publicação que utiliza o material, as imagens são da cidade de Salvador. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 Como é a publicação falsa?
Publicado em 18 de maio de 2025 no Instagram, o post mentiroso diz: "A capital da Bahia, Salvador, está sendo comparada a Cuba. Um vídeo viral circula na internet e menciona a precariedade de estruturas públicas, o abandono de espaços urbanos, áreas de risco e sinais de pobreza extrema. Com a legenda em inglês, o texto diz: 'Parece Cuba, mas é Salvador (BRA)', em referência ao Brasil".
A publicação tem um vídeo de 20 segundos que mostra um cruzamento de ruas esburacadas e prédios com fachadas em ruínas. No centro do quadro, há a seguinte caixa de texto: "Parece Cuba, mas é Salvador". Isso foi desmentido pela própria prefeitura da capital baiana (leia mais abaixo).
Embora tenha viralizado há três meses, o conteúdo falso voltou a se espalhar recentemente, inclusive no X, no Facebook, no YouTube e no Kwai. Um post da segunda-feira (11) no próprio Instagram alega: "Confira como o PT deixou Salvador, qualquer semelhança com Cuba, não é coincidência". Na verdade, o partido jamais venceu uma eleição municipal na cidade (leia mais ao final desta reportagem).
⚠️ Por que é falso?
Ao Fato ou Fake, a prefeitura de Salvador desmentiu que as imagens do vídeo viral sejam do município: "A Prefeitura de Salvador informa que o vídeo citado tem conteúdo falso, pois as imagens veiculadas não são da capital baiana".
A resposta continua: "A gestão municipal lamenta que essas imagens estejam circulando nas redes sociais numa tentativa de difamar a imagem de uma das cidades mais conhecidas e visitadas deste país. Salvador possui um dos mais importantes patrimônios históricos das Américas, tendo o seu Centro Antigo reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO".
No post viral, o próprio Instagram incluiu um aviso: "Informação falsa. Passou por análise de verificadores de fatos independentes".
O Fato ou Fake usou a plataforma InVID para fragmentar o vídeo em vários fames (imagens estáticas). Depois, fez uma busca reversa por essas "fotos" no Google Lens, ferramenta que permite encontrar a origem de materiais na internet, ao apontar publicações mais antigas em que eles apareceram.
O resultado da pesquisa levou a um post de 7 de julho de 2024 no Facebook, cujo título (em espanhol) cita a capital de Cuba: "Lo que queda de La Habana, noten el camión pipa para distribuir agua" ("O que sobrou de Havana, reparem no caminhão-pipa para distribuir água").
O perfil que postou esse registro no ano passado publica outros conteúdos críticos ao regime cubano.
Naquela filmagem, é possível ver o mesmo cruzamento e os mesmos prédios mostrados nas cenas do post que viralizou dizendo se tratar de Salvador (veja abaixo).
Initial plugin text
Além disso, o PT jamais teve um prefeito em Salvador. Na verdade, o partido elegeu os últimos três governadores da Bahia: Jaques Wagner (2007-2010 e 2011-2014), Rui Costa (2015-2018 e 2019-2022) e Jerônimo Rodrigues (2023-presente).
Vídeo não é de Salvador, mas sim de Havana
g1
Veja também
Veja o que é #FATO ou #FAKE em vídeos do conflito entre Israel e Irã
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)