Moreia banana: peixe ornamental nativo da Baía de Todos-os-Santos é 'queridinho' em países como Estados Unidos, França e Itália
01/08/2025
(Foto: Reprodução) Moreia banana é muito desejada fora do país
Cláudio Sampaio/Ufal
Nadadora ágil e habilidosa, a moreia banana é um dos peixes ornamentais mais exportados pela Bahia. Protagonista na Baía de Todos-os-Santos, a espécie pode ser encontrada em águas rasas, de piscinas naturais com até 70 metros de profundidade.
O Gymnothorax miliaris ganhou o apelido de "moreia banana" pela semelhança física com a fruta: corpo longo, amarelo e com pintinhas pretas.
💲 O peixe pode alcançar até 70 centímetros de comprimento e, em sites, admiradores podem comprá-lo por cerca de R$ 1 mil. Fora do país, o preço chega a US$ 1 mil.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Cláudio Sampaio, professor dos cursos de engenharia de pesca e biologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), destaca as características da espécie que a tornam tão atrativa para criadores de peixe.
"Os estrangeiros gostam e valorizam peixes de colorido vistoso, como a moreia banana, mas não para comer e sim para manter em aquários. Ela é rustica, dócil e linda, uma combinação irresistível para quem possui aquário", contou o professor.
O especialista ainda explica que a Baía de Todos-os-Santos é uma importante área de pesca por causa da biodiversidade e fácil acesso.
Moreia banana gosta de rochas e esconderijos
Cláudio Sampaio/Ufal
Dono de um aquário no bairro da Calçada, em Salvador, Samuel Clereci trabalha com a exportação de moreia banana há 35 anos. O empresário vende o peixe para empresas do Rio de Janeiro e São Paulo, que fazem as vendas internacionais.
Peixe invasor com 18 espinhos é encontrado em destino turístico na Bahia; espécie não tem predadores
Os principais compradores de peixes ornamentais do baiano são dos Estados Unidos, França e Itália.
"A moreia banana é um animal raro de se encontrar fora do Brasil e chama muita atenção pela questão física mesmo. Ela é muito procurada, porque é bem bonita, amarela, parece uma banana. O aquariófilo gosta de novidade", afirmou.
Moreia banana no aquário de Samuel Clerice
Arquivo Pessoal
🐟🍌 Conheça características da moreia banana:
Corpo alongado e flexível;
Nadadora ágil e habilidosa;
Geralmente é pacífica, desde que fique em contato com peixes de comportamentos similares;
em facilidade para escapar se encontrar brechas, por isso há uma recomendação de que seja colocada em aquários bem fechados;
Se sente segura em aquários com rochas e esconderijos;
Na dieta, tem preferência por crustáceos, caranguejos e siris.
Mercado ajuda a preservar outras espécies
Cerca de 11 milhões de brasileiros mantêm aquários em casa, segundo o último dado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2019. Já a Associação Brasileira de Aquariofilia (Abraqua) estima que a população de peixes ornamentais dentro dos lares do país chega a 18 milhões.
A prática é um dos eixos de pesquisas sobre a conservação da "ictiofauna", conjunto de peixes em uma região da natureza.
Desde 2008, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) mantém listas com 181 espécies brasileiras de peixes de água doce e 136 de água marinha que têm a coleta na natureza permitida – outra fonte desse mercado é a criação própria de peixes na aquicultura.
No entanto, fora do país, há um número maior de espécies destinadas à prática. O Ibama permite a importação de pelo menos 379 espécies de água doce e 530 de água marinha.
🐠 Confira cuidados que você deve ter com seu aquário:
É preciso buscar conhecimento para cuidar de cada um dos peixes, porque eles têm necessidades diferentes;
Seja de água doce ou salgada, da natureza ou cativeiro, todos os peixes chegam às lojas dentro de sacos armazenados em caixas térmicas para manter a temperatura. Estes pacotes devem ficar por um tempo no aquário para adaptação e, só depois, os peixes são soltos;
Não se pode alimentar demais os peixes. Quando fizer a compra, verifique com o vendedor a dosagem correta e quantas vezes o animal pode ser alimentado. A "superalimentação" é uma das principais causas de mortes dos peixes ornamentais;
É preciso limpar o aquário com produtos e periodicidade corretas.
Onde tem Bahia
Nova temporada do 'Onde Tem Bahia' destaca importância da economia do mar
As riquezas geradas na Bahia e o destino que tomam no mundo voltaram à tela da TV Bahia na nova temporada do "Onde Tem Bahia", que estreou na sexta-feira (25). [Assista aqui o primeiro episódio]
Soja, combustível e celulose: veja cenários dos principais produtos exportados pela Bahia no 1º semestre de 2025
O programa especial conta com dois episódios, sempre após o Globo Repórter, e o conteúdo coloca em evidência a importância estratégica da economia do mar para o desenvolvimento do estado e do Brasil.
O segundo episódio será exibido nesta sexta (1°). O projeto, apresentado pelo jornalista Eduardo Oliveira, amplia os horizontes e reforça a valorização da produção local.
Conheça robô submarino desenvolvido na Bahia que inspeciona campos de petróleo no mundo
Nesta segunda temporada, a equipe da TV Bahia atravessou os continentes para mostrar como os produtos e soluções criadas no território baiano geram oportunidades de negócios e crescimento na Europa, na América do Sul e na América do Norte.
O "Onde tem Bahia" aposta em um conteúdo multiplataforma. Além da TV, pequenos programas serão exibidos na rádio Bahia FM (88.7 FM) e nas redes sociais da TV Bahia.
Peixes ornamentais deixam o ambiente mais bonito
LEIA TAMBÉM:
Como o mercado de peixes ornamentais ajuda a preservar outras espécies
Conheça as espécies de peixes ornamentais que têm atraído compradores
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
T